Linux (Artigos, distros interessantes e Distribuições que recomendo)

O que é “Linux”, ou mais apropriadamente dizendo, “GNU/Linux”:
Como tudo começou?
O que é “Kernel”, uma analogia feita pelo professor Jorge Alberto Corso, que por sinal, é possível entender de uma forma fácil. Ele faz uma comparação entre um Computador e um Carro:
Manuais diversos sobre o sistema para todos os níveis de usuários:
http://www.guiafoca.org/ (Iniciante, Intermediário e Avançado)

Distribuições que recomendo:

(Contando que são as que recomendo e já testei)

Fedora

É uma distribuição bem fácil de usar, tanto para iniciante ou para os mais familiarizados. Ele contém um instalador de pacotes automático próprio do sistema, além de outros como o Synaptic, uma central de atualização de drivers e programas e uma loja de aplicativos muito intuitiva.
Há três versões desta GNU/Linux denominadas: “Workstation” (Para ser usado em desktops normais), “Server” (Para servidores) e “Cloud” (Uma imagem mínima apenas para se conectar através de uma rede, como em ambientes de nuvem públicos e privados).

Fedora - Interface com KDE Plasma.

Ubuntu

Baseado em Debian e feita pela Canonical, bom para iniciantes e profissionais, há versões diversas e sempre atualizada por uma comunidade que não para de crescer! Exitem também variantes com outros ambientes gráficos como o Xubuntu (Com inteface XFCE, leve), Lubuntu (Interface LXDE, leve) e Kubuntu (Com interface KDE, bonita, porém pesada. Nem tanto, pois em meu Positivo PCTV ele roda Normalmente).






Ubuntu - Interface Unity.

Variações do Ubuntu:






Kubuntu - Ambiente KDE







Lubuntu - Ambiente LXDE







Xubuntu - Ambiente XFCE

Debian

Debian: “O Projeto Debian (http://www.br.debian.org) é um grupo mundial de voluntários que pretende produzir uma distribuição de sistema operacional que seja composta inteiramente por software livre. O principal produto do projeto é a distribuição de software Debian GNU/Linux, que inclui o kernel (núcleo) do sistema operacional GNU/Linux e milhares de aplicativos pré-empacotados. Vários tipos de processadores são suportados, incluindo Intel i386 e superiores, Alpha, ARM, Motorola 68k, MIPS, PowerPC, Sparc e UltraSparc, HP PARISC, IBM S/390 e Hitachi SuperH.” Distribuição GNU/Linux “Pai” de várias outras, com vários derivados como é o caso do Ubuntu. Há também versões do Debian que usam outro Kernel como por exemplo o FreeBSD e o Hurd.






Debian - Intreface GNOME.

Linux Mint (A distribuição que uso atualmente)






Linux Mint - Ambiente Cinnamon

Linux Mint é uma distribuição do sistema operacional GNU/Linux, que possui versões baseadas nas distribuições Ubuntu e Debian. O Linux Mint é um sistema elegante e confortável, além de poderoso e fácil de usar, ambientado nos principais desktops atuais (Cinnamon, MATE, Xfce e KDE). -Fórum Linux Mint Brasil.
É uma distribuição bem fácil de usar, tanto para iniciante ou para os mais familiarizados. Ele contém um instalador de pacotes automático próprio do sistema, além de outros como o Synaptic, uma central de atualização de drivers e programas e uma loja de aplicativos muito intuitiva. Sinceramente, virei fã dessa distribuição.

Kali Linux

Distribuição feita para usuários avançados para realizar pentests. Feita pelo Offencive Security e distribuída gratuitamente. É possível fazer ataques diversos, como obtenção de senhas de redes wifi e até mesmo métodos de engenharia social, graças aos seus programas já inclusos voltados para pentest.






Kali Linux - GNOME Modificado.

Distribuições GNU/Linux Interessantes:

SevenOS

Distribuição Linux baseada em Ubuntu mas com interface mais perto possível da Aero do Windows 7. Bom para aqueles que querem migrar do Windows para um Linux sem precisar se acostumar com uma interface completamente diferente. Sério, olha a semelhança:






SevenOS - Desktop

O legal que nesta distribuição vem incluso o Wine já configurado para rodar programas do próprio Windows.

Slitaz

GNU/Linux com interface gráfica e levíssimo tanto em tamanho, quanto em consumo de memória RAM e processador. Pode ser usado em desktops convencionais, servidores e até dispositivos diversos como o Raspberry Pi.





Slitaz - Interface do sistema.

Está distribuição funciona naquele seu computador branco antigo de 250mb de RAM, por exemplo. Sim, já testei e funciona. Mas infelizmente ele trava de repente quando está em Live USB (Não sei se é a configuração, mas aqui sempre deu esse problema).

Endless OS




O Endless OS é uma distribuição linux com foco na inclusão digital. A equipe do Endless fez várias pesquisas com base na usabilidade de pessoas que não tiveram acesso a computadores ou tenha acesso limitado a eles. Assim, concluíram que as pessoas estão familiarizadas com smartphones por serem mais acessíveis e fáceis de manusear. Criou-se assim, uma interface que lembra a simplicidade de um Smartphone ao mesmo tempo mantendo aspectos de um desktop, entre vários programas e recursos com base na inclusão digital.


Sua opinião:

Qual sua distribuição favorita? E quais recomenda? Me diz aí! :)

Sua opinião!

Comentários