Cabos e Conexões


Existem tantos cabos e entradas de conexões para finalidades específicas que pode ter algumas na qual desconhecemos ou até mesmo esquecemos o que ela faz. Nesta matéria serão postos vários destes itens, suas finalidades e características.

RCA


Existem vários nomes para estes conectores, como RCA, AV (Áudio e Vídeo), “Cinch” ou “Bananas”. Foram criados pela empresa Rádio Corporation of America (RCA) em 1940. São normalmente utilizados em equipamentos de áudio e vídeo comuns e cada fio tem sua função, o padrão: Amarelo (Vídeo), Vermelho e Branco (Direita/Esquerda).



VGA




Sigla de “Video Graphics Array”, é um cabo analógico que transporta somente vídeo de uma fonte para o receptor. Foi inventado pela IBM em 1987, seu primeiro modelo reproduzia 16 a 256 cores com a resolução máxima de 640 x 480 pixels, no qual era uma resolução muito boa na época. Normalmente é utilizado em computadores para enviar sinal de vídeo para monitores, projetores ou até mesmo TVs que suportam está entrada.

HDMI

Sigla de “High-Definition Multimedia Interface”, é um cabo, como o próprio nome diz, de transmissão de sinal de áudio e vídeo digital não comprimidos. Pode ser usado em qualquer interface de comunicação de áudio e vídeo digital, como por exemplo: Computadores, Leitores de DVDs e Blu-ray, Consoles de Vídeo Game, Projetores, TVs, Monitores, etc...

PS/2

É um conector criado pela IBM para conexões de Teclados e Mouse, em 1987. Um padrão que substituiu as antigas conexões seriais e DIN. Atualmente ainda é utilizado em computadores para conexões de mouse e teclado, mas já pode ser substituído pela conexão USB (no qual deixa de ser necessário desligar e ligar o computador para a conexão).

Ver mais na Wikipédia
Pesquisar no DuckDuckGO

USB



Sigla de “Universal Serial Bus”, é uma conexão inventada por várias empresas em 1996, como Compaq, DEC, IBM, Intel, Microsoft, Nortel e NEC. É uma conexão de dados com função “Plug and Play” (Plugar e Usar), com objetivo de ser uma conexão universal de periféricos diversos que na maioria das vezes não é necessário procurar um driver para instalar, sendo o processo automático. Dispõe de várias versões, nos quais são evoluções do padrão, como o 1.0, criado em 1996, o primeiro lançado, depois sucedido pelo 1.1, que corrigia problemas da versão anterior, depois o 2.0, que aumentava a velocidade de transferência de dados e assim por diante. Dos dispositivos que usam esta conexão: Computadores, TVs, Impressoras, Webcans, Teclados, Pendriver,  Mouses, Joysticks, Celulares, Modem, Caixas de Som, entre outros.

Ver mais na Wikipedia
Pesquisar no DuckDuckGO

SATA

 

Sata (Serial ATA) é um cabo que serve para transferência de dados, geralmente usado em HDDs e SSDs.

SATA I

SATA II

SATA III

SATA M.2


(Pouco a pouco mais conexões serão adicionadas ao artigo, espero que goste e seja útil para você!)

Comentários